Parcerias COSAP/GATEM
O Teatro na Educação
A necessidade de introduzir o teatro nas escolas tem vindo cada vez mais a ser uma necessidade emergente nas escolas, não só pelo facto de conseguir englobar as diversas componentes, como é o caso da dança, da música ou a expressão plástica.
Através do teatro associam-se ainda outros saberes que envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas.
O projeto que está a ser realizado em parceria com a COSAP envolvendo várias escolas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e também recentemente com o Agrupamento de Escolas da Ordem de Sant’iago, tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento do teatro na escola através da sensibilização da comunidade escolar para inserir, na prática educativa, a vivência do teatro como instrumento didático-pedagógico de forma a preparar as crianças para vários domínios das artes performativas e do espetáculo, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento de competências práticas valorizando as dimensões éticas, intelectual e o crescimento de cada indivíduo.
O teatro nas AEC
A AEC de teatro é um trabalho (que por norma) é feito em regime de continuidade durante o ano letivo, onde os alunos vão gradualmente recebendo conhecimento sobre as práticas teatrais ao mesmo tempo que lhes possibilitam adquirir consciência corporal, desenvolvimento cognitivo, conhecimento linguístico, crescimento cultural, além instigar o pensamento crítico.
Isso faz-se através de processos de criação teatral, assentes na criação individual, coletiva e colaborativa, recorrendo a jogos, exercícios de perceção espacial e temporal, improvisações e pequenas recriações cénicas inspiradas no quotidiano.
A green and peaceful future is our quest.
Logo após o início desta parceria com a COSAP o mundo e a comunidade educativa depararam-se com uma nova realidade, a realidade de uma Pandemia que forte e rapidamente atingiu as crianças. Nas AEC de teatro os técnicos da GATEM de imediato tentaram colmatar a ausência das aulas presenciais com vários trabalhos em vídeo de forma a que as crianças não ficassem impedidas de ter acesso aos conteúdos teatrais, foram então desenvolvidas atividades, tais como:
Banco de Recursos Aberto das AEC
Trabalho desenvolvido desde o início da pandemia
Logo após o início desta parceria com a COSAP o mundo e a comunidade educativa depararam-se com uma nova realidade, a realidade de uma Pandemia que forte e rapidamente atingiu as crianças. Nas AEC de teatro os técnicos da GATEM de imediato tentaram colmatar a ausência das aulas presenciais com vários trabalhos em vídeo disponibilizados no Banco de Recursos Aberto online, de forma a que as crianças não ficassem impedidas de ter acesso aos conteúdos teatrais.
Como fazer bolas de malabarismo artesanais (autor e produtor do vídeo Cláudio Pinela)
Fantoches feitos de Meias
(autores e produtores do vídeo David Pereira e Jéssica Ricardo)
Fazer uma reflexão sobre a importância do trabalho para a sobrevivência. Foram responsáveis por este projeto os técnicos David Pereira e Jéssica Ricardo
O que é UM teatro – noção sobre os edifícios / locais onde se representa, explicar o que faz um ator ou atriz assim como as rotinas diárias dos artistas antes de entrar em palco e representar.
(autores e produtores do vídeo David Pereira e Jéssica Ricardo)
(autor e produtor do vídeo Cláudio Pinela)
Musicarte
Juntos a fazer e expressar música para todos
A Musicarte é um projeto criado por João Canhoto, membro integrante da GATEM – Espelho Mágico, que em parceria com a COSAP tornou este projeto real juntamente com os Agrupamentos de Escolas Sebastião da Gama e Ordem de Sant’Iago.
A deslocação do técnico às escolas por uma hora diária no período do intervalo para almoço permitiu dinamizar esta atividade junto dos alunos do 4º ano que se sentem motivados para a música.
O grupo foi crescendo à medida que as crianças assistiam ao trabalho desenvolvido, os encarregados de educação apoiaram a iniciativa de caráter lúdico que mobiliza as crianças em torno de um projeto musical comum.
Projetos de final de ano
Uma Espécie Invasora
EB1 nº8 de Setúbal - 2021/22
Ao longo do ano letivo, foi desenvolvido na Escola Básica nº8 de Setúbal (Bairro da Conceição” um projeto de teatro que envolveu todas as turmas e professores da escola.
Após seleção do tema no âmbito da “educação ambiental”, preparou-se a adaptação para teatro do livro “Plasticus Maritimus” de Ana Pego, que vem alertar para a temática da poluição dos oceanos, mais especificamente com a relação da influência dos microplasticos que há muito tem sido estudada e abordada por cientistas de todo o mundo no sentido de alertar e sensibilizar a comunidade para esta problemática.
Ao longo das sessões realizadas em contexto de AEC com o técnico e ator da GATEM – Espelho Mágico, Cláudio Pinela, com duração de 1 hora, os papéis foram distribuídos pelos alunos das turmas 3ºA e 4ºA, os ensaios foram decorrendo, foram preparados os adereços e vestuário, bem como os cenários.
Era uma vez que era uma vez
A fábula da Cigarra e da Formiga
A cidade do Arco-íris
Peça de teatro levada à cena no ginásio da Escola Básica Nº8 do Bairro da Conceição.
Foram protagonistas nesta peça os alunos do 3ºA (ano letivo 2020/2021). A encenação da peça e parte criativa foi da autoria do técnico Cláudio Pinela
Marcha popular
Uma marcha popular realizada pelos alunos do 1ºA (ano letivo 2020/2021) da Escola Básica do Montalvão, com o objetivo de manter viva a tradição das marchas populares em tempo de pandemia.
O pequeno apontamento popular foi dirigido pelo técnico Cláudio Pinela.
Outros registros
Viver o teatro em contexto de AEC
VIII Conferência Anual de Educação de Setúbal
Estivemos presentes na VIII Conferência Anual de Educação de Setúbal, com o tema “A Cidade Como Espaço de Educação Para a Paz, Liberdade e Cidadania”, através dos testemunhos de Cláudio Pinela, técnico de AEC e ator da GATEM Espelho Mágico, Cristina Passos, coordenadora de estabelecimento da EB1 nº8 de Setúbal, Sofia Nunes, professora titular de turma, Inês Pavão, aluna participante no projeto e Eunice Tavares, encarregada de educação.
Esteve em foco o desenvolvimento da peça de teatro “A Espécie Invasora”, um projeto realizado na EB1 nº8 de Setúbal que envolveu todas as turmas e professores da escola, no âmbito da educação ambiental.
Dia Mundial do Teatro
Um vídeo com testemunhos fortes, de crianças onde explicam o porquê de gostarem do teatro e também das entidades parceiras, assim como, de Lígia Santos Coordenadora das AEC (COSAP) onde fazem uma reflexão profunda sobre a importância do teatro, nomeadamente na escola.
Entrevista Arestas de Vento
O magazine de artes e ideias “ARESTAS DE VENTO” conduzido pelo anfitrião Ricardo Cardoso entrevistou a COSAP representada nas figuras de Orlando Serrano – Presidente da COSAP e Lígia Santos – Coordenadora das AEC.
Fazem parte deste leque de entrevistas um denominador comum a parceria da GATEM com a COSAP. Pode-se também assistir nestas entrevistas o debate temático da importância do teatro na escola.